Auto Viação Marechal - AB300

Agora é a vez do TC Curitiba mostrar o porquê é um dos mais procurados do assunto!
Marcopolo Viale BRT Volvo B215RH
O Hibribus reduz em 90% a emissão de gases poluentes, oferece 35% de economia de combustível e apenas faz ruído em 1/3 da viagem. Curitiba já comprou 30 Hibribus que estarão nas ruas até Setembro/2012; em 2013 serão comprados mais 30 Hibribus.



O chassi possui o diferencial de possuir o motor híbrido em paralelo. Dois motores trabalham em conjunto, um elétrico e outro movido a biodiesel (totalmente à base de soja). O motor elétrico funciona nos momentos que mais exigem força: as arrancadas. Quando o veículo atinge 20Km/h, o motor elétrico é desligado e o motor a biodiesel começa a operar; os dois motores juntos reduzem o nível de poluição em mais de 90% e oferecem também 35% de economia de combustível. O motor elétrico é recarregado a partir das frenagens: a força gerada pelos freios é transformada em energia elétrica e assim, recarrega o motor elétrico para uma nova arrancada.

Confira matérias relacionadas ao assunto:
TV Prefeitura Curitiba: Hibribus é apresentado na Rio+20 (Vìdeo);
Prefeitura Municipal de Curitiba: Hibribus de Curitiba é elogiado na Rio+20;
Globo News - Jornal das 18h: Ônibus híbrido que une energia elétrica e biodiesel será lançado na Rio+20 (Vídeo);
URBS - Urbanização de Curitiba: Curitiba leva inovação à Rio+20;
Governo do Estado do Paraná: Copa 2014 terá Hibribus em Curitiba;